Micarêta 2022. Situação ocorrida em Esperantina é vivenciada no Ceará

 

Foto Ilustrativa

A Semana Santa é o tempo mais importante para os cristãos; a data celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o grande mistério de amor de Deus pelos homens. Neste ano, o Tríduo Pascal ocorre de 15 a 17 de abril, mas o que deveriam ser dias de oração e recolhimento, pode se tornar um Carnaval fora de época, literalmente.

 

A prefeitura de Aracati, no Ceará, está organizando o evento “Paixão no Aracati” (Micarêta), um carnaval em plena Semana Santa e usando, para isso, verba pública. No cartaz de divulgação, a Prefeitura divulga as atrações musicais e ressalta: “Vem aí a melhor Semana Santa do estado”.

 

Para o bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom André Vital, tal atitude é “um escárnio” à fé cristã do povo. Por isso, ele pretende ir à Câmara de Vereadores de Aracati para se opor à medida e tentar fazer com que o evento seja cancelado.

 

Em um ofício enviado ao vereador Ricardo José de Oliveira Silva, que é presidente da Câmara, Dom André afirmou: “Solicito o uso da tribuna na próxima sessão (7 de abril de 2022) para que possa comparecer a essa Casa e apresentar a esse parlamento as razões pelas quais os cristãos de Aracati e região não podem aceitar tal escárnio de sua fé, representado pelo fato de tal ‘carnaval’ viesse a acontecer na Semana Santa“.

 

Ele acrescentou ainda que a festa “representa um desrespeito ao tempo litúrgico de maior significação para os cristãos, católicos e de outras denominações, e mesmo de qualquer pessoa de bom senso”.

Além de ser uma “total insensibilidade político-administrativa, diante do quadro socioeconômico e de saúde em que se encontra a população”, devido ao tempo de pandemia.

 

Abaixo-assinado contra o evento

A Diocese de Limoeiro do Norte também está promovendo um abaixo-assinado contra o Carnaval fora de época em pleno Tríduo Pascal, que até o momento do fechamento desta matéria, já contava com mais de 64 mil assinaturas.

O texto da petição ressalta que “Nós, abaixo-assinados, cidadãos cristãos católicos, evangélicos e demais denominações cristãs – POVO DE DEUS – repudiamos o escárnio contra a fé cristã que o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, anuncia fazer na cidade um carnaval fora de época, no período fundamental para a religião cristã, onde se revive a Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.”

 

“Promover este evento no período do TRÍDUO PASCAL (15, 16 e 17 de abril) é um profundo desrespeito aos cristãos e à população como um todo, especialmente os menos favorecidos, que mais sofrem, sem as menores condições de sobrevivência, neste período de pandemia.”

“As paróquias que compõem a Diocese de Limoeiro do Norte estão solidárias com o povo de Aracati e mobilizadas para tomar outras providências contra esse abuso de poder.”

E finaliza com um apelo: “Por fim, esperamos que o prefeito recobre seu bom senso e desista desta absurda destinação da verba pública e respeite o sentimento religioso do povo, que é seu verdadeiro empregador.

 

Informações / pt.churchpop.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário